Santa-mariense Tiago Nunes avança às quartas de final da Libertadores com a LDU após eliminar o Botafogo

Santa-mariense Tiago Nunes avança às quartas de final da Libertadores com a LDU após eliminar o Botafogo

Foto: LDU/Divulgação

Santa-mariense elimina ex-clube e avança às quartas da competição

O Botafogo deu adeus à Copa Libertadores na noite desta quinta-feira (21), ao ser derrotado por 2 a 0 pela LDU, no Estádio Casa Blanca, em Quito. O resultado classificou a equipe equatoriana às quartas de final, com vitória por 2 a 1 no placar agregado.  

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

No comando do time de Quito está um santa-mariense: Tiago Nunes, 45 anos. O técnico foi o responsável por conduzir a LDU à classificação diante do atual campeão da competição, num jogo em que os equatorianos dominaram e não deram espaço para reação alvinegra. Curiosamente, o Botafogo foi o último clube brasileiro comandado pelo treinador gaúcho.

Agora, a LDU terá pela frente o São Paulo nas quartas de final da Libertadores, em setembro.


Trajetória

Tiago Nunes tem construído sua carreira fora do país, após passagens por grandes clubes do futebol brasileiro. No comando da LDU, soma nove jogos, quatro vitórias, três empates e duas derrotas.

Antes de chegar ao Equador, passou pelo futebol chileno e peruano. Esteve a frente da Universidad Católica, do Chile, entre março de 2024 e maio de 2025, e do Sporting Cristal, do Peru, em 2023. 

No Brasil, o treinador teve experiências em clubes de destaque. Ganhou projeção nacional ao ser campeão da Copa Sul-Americana em 2018 e da Copa do Brasil em 2019 pelo Athletico Paranaense. Após a passagem vitoriosa em Curitiba, comandou o Corinthians em 2020 e, no ano seguinte, treinou o Grêmio, conquistando o Campeonato Gaúcho de 2021.

No Botafogo, Nunes assumiu a equipe no final de 2023, após Lúcio Flávio ser demitido na reta final do Brasileirão. No clube carioca, o santa-mariense ficou apenas até fevereiro de 2024.


Em Santa Maria

A ligação de Tiago Nunes com Santa Maria vai muito além do nascimento. Foi no futebol da cidade que começou sua carreira. Atuou como preparador físico da dupla Rio-Nal no começo dos anos 2000, integrou o departamento de futebol do Inter-SM em 2010 e, em 2012, foi técnico do Riograndense.

De Santa Maria para a América do Sul, Nunes se consolidou como treinador de currículo internacional. A vitória sobre o Botafogo recoloca seu nome entre os técnicos brasileiros de destaque em competições continentais.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

UFSM Futsal enfrenta a ACBF em Carlos Barbosa pela Série Ouro Anterior

UFSM Futsal enfrenta a ACBF em Carlos Barbosa pela Série Ouro

Em busca de título inédito, Brasil estreia no Mundial de vôlei feminino nesta sexta Próximo

Em busca de título inédito, Brasil estreia no Mundial de vôlei feminino nesta sexta

Esportes